Geografia - Textos e Artigos

Esses textos e artigos são escritos por mim na universidade e que agora resouvi sociabiliza-los

domingo, novembro 27, 2005

As Disfomidades da Urbanização no Brasil


A urbanização no Brasil, como em qualquer país de suas dimensões, se deu de maneira disforme e gradual. Essas particularidades na densidade da inserção dos meios Tecnico-cientifoco Informacionais em cada região é a base de suas desigualdades. Um exemplo de como a urbanização brasileira age de formas distintas em suas regiões, ao ponto de formar “Quatro Brasis”, são os casos do Centro-oeste e o Nordeste.
O segundo, por ser de ocupação antiga vive numa hereditariedade histórica que dificulta, porem não impedem, o seu desenvolvimento Cientifico-informacional. Por outro lado, o Centro-oeste por ser um espaço de ocupação recente não possui tais amarras históricas o que proporcionou a formação de Espaços Luminosos que Mandam, possuído uma Fluidez Efetiva e Rápida devido a alta densidade dos Meios Tecnico-cientificos Informacionais implantados pelos grandes produtores rurais.
Outro fator agravante à essa realidade é a Divisão Territorial do Trabalho, quando as regiões brasileiras passam possuir funções bem definidas no cenário Nacional e Internacional. Divisão esta imposta pelo poder político-econômico que outrora estava no Nordeste nos estados de Pernambuco (centro econômica) e Bahia (centro política). O deslocamento desses eixos de poder para Rio de Janeiro (força política, que posteriormente passou esse titulo à para Brasília) e São Paulo (que ostenta até hoje o poderio econômico).

Referência:
Santos, Milton. Silveira, Maria Laura. Brasil: Território e Sociedade no inicio do século XXI.